Wednesday, March 16, 2011

Hora do Planeta 2011: ir além de uma hora

Apagão global da Hora do Planeta pretende iluminar acções concretas de protecção ao Ambiente

Lisboa, 26 Janeiro 2011 – Faltam dois meses para o anual apagão global “Hora do Planeta”, para o qual este ano se expectativa mais um aumento massivo da comunidade aderente e se desafia a ir mais além desta hora simbólica, passando a acções concretas diárias em prol do Planeta.

Desde a sua criação, como uma iniciativa de uma única cidade (Sidney) em 2007, a Hora do Planeta tornou-se um espantoso movimento voluntário global onde centenas de milhões de pessoas de todos os continentes se juntam para reconhecer a importância de proteger o nosso planeta.

Inspirada em milhares de histórias de pessoas que levam as suas acções além do simbolismo de apagar as luzes por uma hora, a Hora do Planeta 2011 desafia indivíduos, empresas e governos em todo o mundo para acrescentarem mais ao apagão anual e partilharem como estão a tomar medidas para preservar o meio ambiente.

Na Hora do Planeta 2011, pede-se ao mundo que:

• Desligue as luzes na Hora do Planeta às 20:30 de Sábado 26 de Março de 2011 e comemore o seu compromisso com o planeta com as pessoas de todo mundo;
• Adira e partilhe histórias de ações que beneficiam o planeta em earthhour.org,numa partilha global; e na página do Facebook da WWF em Portugal, para uma partilha mais nacional;
• Mantenha ações sustentáveis para além da hora

"O célere crescimento da Hora do Planeta nestes quatro anos, veio provar que centenas de milhões de pessoas querem fazer mais para proteger seu planeta", afirmou Andy Ridley, co-fundador e diretor executivo da Hora do Planeta.

"Quer se trate de uma criança que seja capaz de, com o seu testemunho, mudar uma sala de aula; ou de um presidente de um país encetar esta mudança no seus cidadãos; as pessoas, organizações e governos em todos os lugares do mundo são convidados a apagar suas luzes na Hora do Planeta 2011 e a comprometerem-se a tomarem iniciativas para além da hora", disse Andy.

Em Fevereiro, em earthhour.org vai ser lançada uma plataforma que permitirá aos participantes compartilhar histórias do que eles estão a fazer ou a planear fazer para marcar uma diferença real para o ambiente no ano seguinte; mostrando que, não importa quão grandes ou pequenas as nossas acções sejam, o que interessa é o que essas ações podem representar no global para o Planeta.

A Hora do Planeta 2010 foi a maior acção de voluntariado para o ambiente da história, com 128 países e mais de 4.500 cidades em todo o mundo a apagarem as suas luzes por esta causa cada vez mais comum. A Hora do Planeta 2011 verá novamente centenas de milhões de pessoas em todos os continentes a unirem-se para celebrar um compromisso inequívoco com o planeta, desligando suas luzes por uma hora e irem além dessa hora.

A contagem regressiva para a Hora do Planeta 2011 já começou; este icónico evento tem visto algumas das paisagens mais conhecidas do mundo, incluindo a Cidade Proibida, Torre Eiffel, o Palácio de Buckingham, a Golden Gate Bridge, Table Mountain, o Cristo Redentor e Sydney Opera House desligar as suas luzes numa celebração global da única coisa que nos une a todos - o Planeta Terra.

-fim-

Sobre a Hora do Planeta
Hora do Planeta é uma iniciativa global em parceria com a WWF. Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligar as suas luzes por uma hora no sábado, 26 de Março de 2011 às 20:30 para mostrar seu apoio à ação ambientalmente sustentável. O evento começou em Sidney, em 2007, quando 2 milhões de pessoas desligaram as luzes. Em 2010, a Hora do Planeta fez história como a maior ação voluntária a favor da ambiente alguma vez testemunhada, com a participação de 128 países em todos os continentes, incluindo o apagar das luzes nos mais reconhecidos ícones e belezas naturais de todo o mundo.

Sobre o WWF
WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação, com quase cinco milhões de adeptos e uma rede global ativa em mais de 100 países. A missão da WWF é travar a degradação do ambiente natural do planeta e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, pela preservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que o uso dos recursos naturais renováveis seja sustentável, e promovendo a redução da poluição e desperdício de consumo.

Nota aos Editores:

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico
A Hora do Planeta 2011 acontece em todo mundo, incluindo Portugal, a 26 d eMarço de 2011, pelas 20H30.

Para mais informações:
Ângela Morgado
Communications and Fundraising Officer - WWF Mediterrâneo (Portugal)
Tel: + 351 91 842 88 29 – amorgado@wwfmedpo.org - http://www.wwf.pt/

No comments:

Post a Comment