Wednesday, March 16, 2011

Hora do Planeta evolui além do desligar das luzes por uma hora

• Ações individuais e de grande visibilidade em todo o mundo motivam nova fase da Hora do Planeta: Nesta Hora Vá Além da Hora.

Lisboa, 2 Março 2011 – Foi lançada hoje, em Singapura, pelo co-fundador e director executivo da Hora do Planeta, Andy Ridley, uma nova e dinâmica plataforma online que lança um novo desafio a todos os que têm aderido à iniciativa da WWWF, Hora do Planeta: Nesta Hora Vá Além da Hora.

A plataforma Go Beyond the Hour (“vá além da hora”) pretende ser um espaço de partilha de uma série de ações empreendidas por perfis de alto nível e individuais marcadamente pró Planeta; que marca uma nova fase do movimento global Hora do Planeta.

Em 2010, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo participaram da Hora do Planeta, mas desligar as luzes foi só o começo dessa participação. Em 2011, e inspirada por testemunhos de cidadãos do mundo inteiro, a equipa da WWF / Hora do Planeta pede que cada um se comprometa a uma ação quotidiana, de maior ou menor dimensão, que poderá ajudar a sustentar o futuro de nosso planeta.

"Os desafios que nosso planeta enfrenta são imenso, mas nunca devemos subestimar a possibilidade de mudança quando os desafios que enfrentamos têm um verdadeiro propósito comum. Centenas de milhões de pessoas em redor do mundo deram-nos um vislumbre do que é possível atingir quando nos unimos em favor de uma causa comum. Agora é hora de ir para além da hora e mostrar o que mais pode ser feito – pelas pessoas para o planeta”, afirmou Jim Leape, director-geral da WWF.

Uma plataforma online como a www.earthhour.org / beyondthehour (a que poderá aceder através do site www.wwf.pt) que capta e permite que indivíduos, governos e organizações em todo o mundo compartilhem suas ações, irá funcionar como a ferramenta para mostrar e inspirar compromissos para proteger a única coisa que todos nós temos em comum: o Planeta Terra.
"A plataforma Go Beyond the Hour foi construída tendo por base a essência das redes e media sociais", disse Ridley. "As redes sociais assumirão cada vez mais um papel crucial para a Hora do Planeta; permitindo-nos manter contato com milhões de pessoas que, a partir deste ano de 2011, se comprometeram a tomar atitudes duradouras e quotidianas para o planeta."

A plataforma, criada com a Leo Burnett, é traduzida em 11 línguas, e permite ser integrada com a maioria das principais redes sociais, incluindo: Facebook, Twitter, Mixi, Myspace, Odnoklassniki, Cloob, Orkut, Qzone, RenRen, Vkontakte, Maktoob, Skyrock, Xing, e Zing. Mais de 1.000 ações já foram compartilhadas na plataforma dinâmica on-line.

"Qualquer um de nós tem o poder de encetar uma mudança: um CEO pode mudar uma organização; uma criança de sete anos, pode mudar uma sala de aula; e um presidente pode mudar um país. O que estamos a anunciar hoje é apenas o começo", afirmou Ridley. "É através da ação coletiva de indivíduos e organizações que seremos capazes de realmente fazer a diferença; e é por isso que estamos a apelar às pessoas em todo o planeta para compartilharem, através desta plataforma, o que vão fazer para nesta Hora do Planeta irem além da hora".

Ações anunciadas no lançamento mundial do evento e hoje incluídas na plataforma:

- Governo do Nepal: comprometeu-se a pôr termo ao corte de árvores na Faixa Churiya, uma área de floresta de vital importância ecológica e sociológica que abrange mais de 23.000 Km2;

- A série infantil de televisão, Pocoyo: vai chegar aos seus milhões de fãs pré-escolares em todo o mundo durante o próximo ano; o objectivo é que se estimule as crianças sobre as questões ambientais através do humor;

- Nathi Mzileni: um jovem de 15 anos, da Suazilândia, foi inspirado a agir em 2010, quando se percebeu que sua cidade não participou na Hora do Planeta. Com a pretensão de sensibilizar as pessoas sobre a mudança climática, fundou um grupo na sua escola secundária, a que chamou Green Enviro; este ano vai sozinho fazer da Hora do Planeta uma realidade na sua cidade Natal Shimunye, naSuazilândia;

- Mengniu Dairy (Inner Mongolia Mengniu Dairy (Group) Co., Ltd.): a empresa chinesa de lacticínios comprometeu-se a duplicar o número de caixas de leite que recicla e aumentar o uso de embalagens certificadas pelo FSC;

- Li Bingbing: a cantora - sensação chinesa decidiu adoptar uma alimentação vegetariana por 100 dias deste ano, a fim de reduzir as emissões de dióxido de carbono provocadas no ciclo de produção e consumo de carne;

- Lord Mayor de Sydney, Clover Moore MP: comprometeu-se a construir mais seis ciclovias separadas, a instalar luzes LED nos parques e ruas da cidade, e a endossar uma fábrica de tri-geração para prover energia de baixo carbono;

- Chloe Nicol: uma menina de 7 anos, da Austrália, está a guiar a sua escola no sentido de aumentar a reciclagem e reduzir o desperdício de energia. A escola inspirada pela menina, resolveu adoptar como uma das medidas de redução de energia, o fecho das cortinas em vez de usar ar condicionado para refrigerar todos os quartos;

- Parrys Raines: uma menina brasileira de 15 anos, convenceu a sua escola a instalar estações de abastecimento de água e fornecer a cada aluno e professor uma garrafa de bebida em aço inoxidável reutilizável para reduzir o desperdício de garrafas de plástico;

- CB Richard Ellis: querem ir além da hora em 2011, procurando ultrapassar a sua participação na Hora do Planeta 2010, em que conseguiram ter mais de 254 milhões de metros quadrados de imóveis apagados; pretendem igualmente dinamizar mensalmente eventos e outras actividades relacionadas com a temática Ambiente e Planeta junto dos seus colaboradores (Hora do Planeta, Dia da Terra, Dia da Construção Sustentável, Semana do Clima, etc.);

- Credit Suisse AG: tornou-se carbono neutro em 2010 através da sua iniciativa global “Credit Suisse Cares for Climate” (Credite Suisse preocupa-se com o Clima). Este ano, patrocina a Hora do Planeta em Singapura, e vai continuar a ir "além da hora" através do envio de pessoal para uma reserva florestal brasileira para prestarem apoio à pesquisa de campo sobre os efeitos das alterações climáticas;

- Power98FM: irá garantir que todas as luzes, computadores e equipamento serão desligados nos estúdios quando não estiverem em uso, e continuam a apoiar activamente as iniciativas da WWF;

- Jack e Rai: o duo pop de Singapura pop duo fez um compromisso de mudarem para um sistema mais eficiente de ar-condicionado com a regulação da temperatura em 24 graus Celsius e a assistirem menos televisão, jogarem menos jogos de vídeo, e tocar mais vezes a guitarra acústica para reduzir seu consumo de energia;

- Holiday Inn Atrium Singapore: comprometeu-se a substituírem as lâmpadas em todos os seus 504 quartos para lâmpadas de eficiência energética, LED;

- Wasim Akram (lenda do cricket, no Paquistão): fez um compromisso pessoal para deixar de usar sacos de plástico, e começar a reciclar e reutilizar, bem como usar a sua visibilidade para promover e incentivar o mesmo comportamento em todo o Paquistão e no resto do mundo.

-fim-

Notas aos Editores

- As empresas Coca-Cola e IKEA são novamente os patrocinadores oficiais da Hora do Planeta em Portugal; a agência Ogilvy& Mather, as produtoras Sync e Dizplay e a agência de meios Starcom, são os parceiros de comunicação; a televisão SIC, revista Visão e Visão Verde e a rádio RFM são os parceiros de media. A Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) é parceiro da WWF na disseminação da mensagem da Hora do Planeta à totalidade de municípios do País.

- A Hora do Planeta 2011 está agendada para as 20H30 da noite de sábado, 26 de Março.
- Um logótipo especial da Hora do Planeta ‘60+’ reflectindo o apelo para que nesta hora vá além da hora pode ser obtido em alta resolução em: http://www.divshare.com/direct/13222108-5e9.zip

Sobre a Hora do Planeta
Hora do Planeta é uma iniciativa global em parceria com a WWF. Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligar as suas luzes por uma hora no sábado, 26 de Março de 2011 às 20:30 para mostrar seu apoio à ação ambientalmente sustentável. O evento começou em Sidney, em 2007, quando 2 milhões de pessoas desligaram as luzes. Em 2010, a Hora do Planeta fez história como a maior ação voluntária a favor da ambiente alguma vez testemunhada, com a participação de 128 países em todos os continentes, incluindo o apagar das luzes nos mais reconhecidos ícones e belezas naturais de todo o mundo.

Sobre o WWF
WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação, com quase cinco milhões de adeptos e uma rede global ativa em mais de 100 países. A missão da WWF é travar a degradação do ambiente natural do planeta e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, pela preservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que o uso dos recursos naturais renováveis seja sustentável, e promovendo a redução da poluição e desperdício de consumo.

Para mais informações:

Ângela Morgado
Communications and Fundraising Officer - WWF Mediterrâneo (Portugal)
Tel: + 351 91 842 88 29 – amorgado@wwf.panda.org - www.wwf.pt

Patrícia Fonseca
Communications Assistant – WWF Mediterrâneo (Portugal)
Tel.: + 351 91 978 39 75 – pfonseca@wwf.panda.org – www.wwf.pt

Entrevistas:

Para entrevistas com Andy Ridley, co-fundador e director-executivo da Hora do Planeta, por favor contacte:

Darain Faraz, Earth Hour Global, E: darain@earthhour.org

Jaya Myler, Earth Hour Global, Ph: +61 (0) 422 202 881, E: jaya@earthhour.org

No comments:

Post a Comment